Autarcas pedem a revisão dos preços das portagens na A23

Posted by
Spread the love

Os presidentes das câmaras municipais de Abrantes, Castelo Branco e Guarda defenderam hoje a revisão dos preços de portagens na Autoestrada da Beira Interior (A23).

Os autarcas fizeram este apelo na apresentação do VII Festival de Música da Beira Interior, promovido em parceria com a Scutvias, concessionária da A23, e que inclui concertos de instituições com sede em concelhos servidos pela autoestrada.

A via, que devia servir para a coesão, tem hoje “um efeito contrário”, disse Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes.

A autarca deixou um alerta, defendendo ser necessário “rever os valores das taxas de portagem de Torres Novas a Espanha”, porque são “proibitivas e inibidoras” da circulação na A23.

Para Maria do Céu Albuquerque, “é fundamental a revisão para criar condições de competitividade” para a região.

Esta posição foi secundada por Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco.

“O país tem de ter consciência do que se passa. Ninguém circula na autoestrada”, disse Morão.

Partilhando das mesmas preocupações, o presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, defendeu “a isenção de portagens na A23, enquanto a região não alcançar os níveis de desenvolvimento” da média nacional.

Levi Ramalho, diretor-geral da Scutvias, considerou a aspiração dos autarcas de revisão dos preços “perfeitamente legítima”, mas remeteu-a para “os dois ministérios com a tutela das autoestradas, Finanças e Economia”.

De acordo com aquele responsável, a A23 tinha um tráfego média diário anual (TMDA) de 11 mil veículos até 2008, caindo depois para 9.000 “devido à crise” e ronda atualmente os 5.000 depois de introduzidas as portagens.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.