Músico e cantor de Coimbra encontrado morto em casa

Posted by
Spread the love

DR

O músico Paulo Saraiva foi esta segunda-feira (6) encontrado morto, na sua casa, perto de Lisboa. Aos 48 anos, cala-se aquela que foi uma voz inconfundível do “regresso” da canção de Coimbra, na década de 1980.

Nascido em Coimbra, Paulo Saraiva foi aluno do guitarrista de Coimbra Jorge Gomes, na Escola de Fado do Chiado. Integrou também a Tuna Académica e foi um ativo membro da Secção de Fado da Associação – com presença assídua na Estudantina Universitária e na Orxestra Pitagórica, de que foi um dos fundadores.

Cantou no Grupo Académico de Fados e no Grupo Torre d’Anto – ambos por si fundados. Seria, contudo, com o “Toada Coimbrã” que se estreou a cantar na Sé Velha. Como se lê na sua página do Facebook, essa Serenata Monumental da Queima das Fitas permitiu-lhe conhecer António Portugal, com quem viria a integrar o Grupo de Guitarras e Cantares de Coimbra, de Pinho Brojo, Aurélio Reis e Luís Filipe Roxo.

Circunstâncias várias levaram a que Paulo Saraiva trocasse Coimbra por Lisboa, onde estava radicado desde o início dos anos de 1990. Ali atuou numa casa de fados e ali gravou o seu primeiro disco a solo, “Canções com lágrimas”, com participação especial de Vitorino, Janita Salomé e António Bernardino.

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.