Melhores do mundo no “slopestyle” competem sábado na Covilhã

Spread the love

DR

O francês Yannick Boudjedal e os argentinos Matias Schmitt e Santiago Gamen constituem os principais candidatos à vitória no Snowboard Urban Festival, variante de “slopestyle“, primeira prova da Federação Internacional de Esqui (FIS) realizada em Portugal.

A Covilhã acolhe no sábado a competição, com os treinos a estarem agendados para decorrer entre as 14H00 e as 16H00, altura em que depois terá início o campeonato nacional.

Os treinos decorrem entre as 14H00 e as 16H00, altura em que tem início o Campeonato Nacional. Os três primeiros têm acesso à prova internacional, que começa às 18H00. As finais do Festival de Snowboard Urbano, pautado por manobras arriscadas, estão marcadas para as 22H00.

Pedro Farromba, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), disse, em declarações à Agência Lusa, que o evento “é de uma importância extrema para o desenvolvimento da modalidade em Portugal”.

No Jardim do Lago, espaço verde da cidade onde decorre a prova de estilo, pontuável para o Campeonato do Mundo e para os Jogos Olímpicos de Inverno, vão mostrar a sua técnica cerca de 30 atletas nacionais e 50 de todo o Mundo.

“Espero que os atletas consigam as melhores qualificações e os portugueses possam evoluir, ao competir com os melhores”, frisa Pedro Farromba, que admite ser difícil para os snowboarders nacionais pontuar. No entanto, explica que “o facto de participarem dá-lhes a possibilidade de virem a competir em outras provas internacionais”.

O presidente da federação mostra-se expectante em relação ao desempenho dos portugueses e acentua o grau de dificuldade da prova, em que os atletas são avaliados pelo conjunto do salto, da descida em corrimão e da aterragem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.