Ex-trabalhadores das minas de urânio da Urgeiriça exigem indemnizações às famílias dos mortos

Posted by
Spread the love

Arquivo

Os ex-trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) aprovaram este domingo em assembleia geral uma resolução que abre caminho aos protestos se o Estado não resolver, “num curto prazo”, as suas principais reivindicações.

Na assembleia geral, que teve lugar na Urgeiriça, Nelas, onde a ENU tinha a sua sede e onde estava um dos principais coutos mineiros da empresa, os antigos trabalhadores retomaram as exigências, que se mantêm há 12 anos, de indemnizações para as famílias dos funcionários mortos com doenças cancerígenas e da realização de exames médicos periódicos, tendo em conta os largos anos de exposição ao minério radioativo.

Após mais de uma década de “luta”, acumulam-se as chamadas de atenção de especialistas para a relação direta entre a exposição à radiação do urânio e as doenças cancerígenas, tendo o médico legista Pinto da Costa reforçado a ideia num seminário realizado recentemente na Urgeiriça.

Segundo o presidente da Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, António Minhoto, já morreram 160 antigos funcionários desta empresa, “muitos com cancros”, resultantes da exposição à radioatividade.

Em 2007 foram realizados exames médicos, no Hospital de Viseu, a cerca de 290 antigos trabalhadores da ENU, com a perspetiva de serem repetidos de três em três anos, o que, assegura António Minhoto, não tem acontecido.

Já as indemnizações referem-se a cerca de 160 famílias. As estimativas da associação apontam para um valor a rondar os 40 mil euros por cada ex-mineiro morto.

Na resolução aprovada hoje na Urgeiriça, os ex-trabalhadores mandataram a direção da associação para “tomar uma posição firme” se as suas principais reivindicações não forem satisfeitas em breve.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.