Reflexões

Spread the love

Luís Santarino

31 DE JANEIRO DE 1891Revolta dos cidadãos na cidade do Porto contra a entrega aos ingleses dos territórios africanos entre Angola e Moçambique denominado “Mapa Cor-de-Rosa”, pela monarquia. A “coisa deu para o torto” e muitos revolucionários foram mortos e deportados. Primeira revolta para a implantação da República.

31 DE JANEIRO DE 2012 – Não haverá revolta contra o corte do dia feriado da implantação da República. Sinais dos tempos. Os cidadãos estão mais preocupados com o seu dia-a-dia… porque um dia vai voltar a ser feriado!

AGÊNCIA LUSA – Não me parece bem que se encerre em Coimbra. Mas também compreendo a decisão. Coimbra não é notícia. Mudar? Sim, claro, precisamos é de saber como! Mas como o PS/Coimbra vai debater dia 4… “a coisa está feita”!

AGÊNCIA LUSA 1 – Não é com manifestações, tipo sindicalistas, que se resolve a questão. Esta é uma forma medíocre de fazer política. A que já estamos habituados! Vai ter de mudar para bem de Coimbra e da região Centro.

LIDL – Tenho alguma relutância em aceitar que uma empresa manifeste interesse em condenar alguém por ter subtraído 77 cêntimos de feijão verde. Claro que é roubar. Mas, também nós não queremos ser roubados. Juíza, advogados, etc, etc, etc. Tenha juízo, ou “tome as gotas”!

COREIA DO SUL/COREIA DO NORTE – Os do sul lançam meias penduradas em balões para os seus irmãos do norte. É que, um par de meias é fundamental para passar o Inverno ou, em alternativa, para trocar por comida que alimenta uma pessoa durante um mês. Doentio!

COREIA DO NORTE – E ainda há por aí uns imbecis que apoiam o miserável regime do norte!

ALEMANHA/GRÉCIA – Depois de lhes vender submarinos, automóveis, de os incitar a comprar, comprar, comprar, a Alemanha quer tomar conta da suas vida e do seu futuro. Quer continuar a controlar, para explorar. Podem mudar de regime, mas não mudam de mentalidade. Um perigo para a democracia!

ALEMANHA/GRÉCIA – Que se poderia esperar de uma “gaja” que cresceu na Alemanha de Leste?

SINDICALISMO – Em 1989 caiu o muro de Berlim. Pensei que se fizesse luz e que a luta dos trabalhadores mudasse, sofresse transformações qualitativas. Será que irei ouvir de novo o velho discurso; a “reforma agrária, as nacionalizações, o controle operário”? UFA!!!

CGTP – Lamentavelmente, deixou-se instrumentalizar. Definitivamente. Eleger um secretário-geral que ao mesmo tempo é membro do Comité Central do PCP, não se pode esperar coisa boa.

CGTP 1 – Só me espanta a passividade dos membros da corrente socialista. Será que a história lhes não ensinou nada?

CGTP 2 – Percebe-se o abandono das negociações na concertação social. A sua base de apoio fugiria se se mantivessem até ao fim, desaparecendo os argumentos para a luta de classes.

UGT – Nunca percebi, nem mesmo agora, a fundação da UGT. Se tivessem sido mais corajosos, hoje a CGTP não estaria entregue a quem está. Os erros pagam-se caros!

DEMOCRACIA – Pode ter muitos defeitos. Pode não ser o regime ideal. Mas é o único regime em que um governo pode ser mudado de forma pacífica! Por isso alguns a odeiam tanto!

DEMOCRACIA 1 – Já vivemos uma democracia melhor. Estamos numa democracia péssima. Não se atinge a perfeição, mas podemos tentar mudar!

PS/COIMBRA – Fui apagado dos ficheiros da concelhia. Não recebi o convite para dia 4 de Fevereiro. Mas também não faz mal porque não desejava ir. Vai sair coisa boa!

BONANZA – …é Pai! A confusão está lançada!

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.