Reflexões

Spread the love

Luís Santarino

EU MESMO – Manterei neste novo ano a mesma postura. Não quero, não desejo e recuso ser juiz e justiceiro. Transporto comigo a mágoa de não conseguir ser perfeito. Mas persigo. Embora saiba que não a irei atingir. Manter-me-ei firme e determinado, que não teimoso, mas coerente com o meu percurso. Pelo que me é dado observar tenho cada vez mais amigos. Aos meus inimigos, que sei que tenho, uma certeza; alimentá-los-ei!

2012 – Consta que vai ser um ano difícil. Pois vai. Também me parece. Mas a generalidade dos cidadãos mantém um otimismo digno de estudo. Como fazê-lo será a dificuldade. Mas que merecia um estudo, lá isso merecia!

VALE A PENA RECORDAR – Adelino Veiga, poe-ta operário, uma referência para os estudiosos de Coimbra. Permanece abandonado no cemitério da Conchada. Jorge Moreira faleceu por estes dias sem ninguém dar conta. Boémio, adepto da Académica, fez parte de uma geração engraçada da nossa Coimbra.

JOÃO RASTEIRO – Poeta de Coimbra, é reconhecido e publicado no Brasil. Esquecido, na urbe que tão madrasta é para os seus filhos!

MICHELLE BRANDÃO – Atleta de grande valor continua sem poder jogar nos EUA…porque, dizem, não sabem se tinha contrato como profissional! No Olivais, pergunto eu? Só os “américas” para nos surpreenderem.

BISPO DE COIMBRA – Recomendo, porque mais velho, que leia um pouco mais sobre a história de Coimbra. É a primeira coisa que se deve fazer quando chegamos a uma cidade que não conhecemos. A Sé Velha não pode ser menorizada. Deverá respeitar a nossa história coletiva.

EUSÉBIO – Embaixador desportivo de Portugal, nunca me constou que ficasse muito aborrecido por lhe chamarem pantera negra. Aliás, parece-me até que era um orgulho. Não se percebe a importância que alguns futebolistas dão ao facto de uns energúmenos lhes chamarem “pretos”!

JOÃO PAULO BARBOSA DE MELO – Corrigir o que está mal, e em simultâneo planear o futuro da cidade, não é tarefa fácil.

PSD – Mantêm-se calado para não agitar!

PS – Com tanta gente boa é uma pena ter chegado a este estado, lastimável e calamitoso! Pode ser que este ano traga novas boas! Quem sabe?

PCP – Existe, porque a “laranja” quer…e dá jeito!

CDS/PP – Lá vai indo. Com o PSD é mais fácil!

BE – Já não me lembro o que significa!

POLÍTICA – Os teimosos perdem sempre!

EDP – Os políticos portugueses montaram uma enorme operação de markting pela venda. Pessoalmente preferia que tivesse sido vendida a europeus ou brasileiros, embora o preço fosse inferior. O futuro demonstrará se não tenho razão.

EDP 1 – …Até pelo facto, de não levarmos um “bazaréu” de gozo. Fizemos um “negócio da China”,…disseram eles! Confirma-se a tendência para o disparate.

EDP 2 – Recomendo que o governo entregue o negócio do “Porto de Sines e a linha do TGV” a quem sabe. Pode ser que os portugueses não sejam tão enganados! Sim. Porque a austeridade somos nós todos que pagamos!

FORMAÇÃO PROFISSIONAL –As relações interpessoais deveriam fazer parte de toda a formação. Desde a hotelaria até ao operário. Frases, tais como, “diga lá”, e, “você o que deseja” entre outras bestialidades, já deveriam ter desaparecido.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.