Mega lagarada em Aldeia Viçosa juntou centenas de pessoas

Spread the love

DR

Uma mega lagarada, um prato típico beirão com bacalhau e muito azeite, com centenas de quilos de peso marcou este domingo uma ação de promoção do património gastronómico da Aldeia Viçosa, na Guarda.

O prato deu “muito trabalho” mas “tudo o que é por gosto não cansa”, afirma Maria de Lurdes, uma das cozinheiras chamadas a confecionar este prato típico, que juntou na lista de ingredientes 150 quilos de bacalhau, 350 de batatas, 150 de cebolas, 10 de alhos e 180 litros de azeite.

O nome do prato, diz Maria de Lurdes, resulta do uso de grandes quantidades de azeite, num momento do ano “em que os lagares estão a funcionar”, entre novembro e janeiro.

A refeição foi preparada, durante cerca de quatro horas, no lagar da junta de Aldeia Viçosa, e foi servida a algumas centenas de participantes que se deslocaram à localidade situada no vale do Mondego.

O presidente da Junta, Baltazar Lopes, explicou que mais do concorrer ao Guinness Book, o objetivo é promover a gastronomia local com “a maior lagarada do mundo”.

O evento atraiu “muitas centenas de pessoas”, alguns dos quais de “fora do distrito da Guarda, o que nos dá satisfação para manter a iniciativa”, afirmou

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Valente, que também marcou presença, referiu que o evento é “uma boa iniciativa” para divulgar o azeite produzido no vale do Mondego e para dinamizar o setor.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.