Infarmed regista ruturas de seis implantes PIP em quatro mulheres

Posted by
Spread the love

A autoridade que regula o setor do medicamento (Infarmed) registou ruturas de seis implantes mamários em quatro mulheres, duas das quais ocorreram antes de 2010, altura em que o produto foi retirado do mercado.

De acordo com o Infarmed, as notificações dos seis incidentes (ruturas), envolvendo quatro mulheres, ocorreram desde o início do mês. Apesar disso, “os incidentes relativos a duas destas próteses ocorreram antes da retirada do produto em 2010”, adianta o instituto.

O Infarmed assegura que continua “a seguir os casos reportados e os procedimentos adotados a nível nacional e internacional”. Esta sexta-feira (13), em declarações à Lusa, o diretor-geral de Saúde revelou que há mulheres portuguesas que têm “de ser sujeitas à remoção dos implantes” da marca PIP por apresentarem complicações que são um risco.

Francisco George disse que a DGS tem conhecimento de “casos concretos de mulheres que vão ter de retirar os implantes” da marca francesa PIP (Poly Implant Prothèse) que contêm um gel que não foi licenciado para este efeito. Sobre as medidas adotadas por Portugal, o diretor-geral de Saúde disse que estão muito próximas das adotadas por outros países europeus.

“Nós vamos remover no contexto do Serviço Nacional de Saúde os implantes que tenham complicações por decisão médica, mas só os substituiremos por outras próteses em duas situações: quando colocados no SNS e sempre que a razão do implante seja devida à ablação da mama por doença maligna e na perspetiva da construção”. Francisco George sublinhou que não haverá substituição “por razões estéticas”.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.