Famílias da região descobrem o que são ex-votos no Museu da Ciência da UC

Posted by
Spread the love

DR

Este domingo, pelas 11H00, pequenos e graúdos estão convidados a participar em mais uma sessão de “Ciência em Família”.

A proposta do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), para este domingo, é a realização de um ateliê em torno do conhecimento e confecção de ex-votos.

Mas afinal o que é um ex-voto? Segundo a antropóloga Maria Arminda Miranda, que vai orientar esta sessão, “é o cumprimento da promessa efectivada depois de alcançada a graça”. Por outras palavras, é uma forma de agradecimento por um pedido atendido, frequentemente materializado em pinturas, estatuetas e variados objectos doados às divindades.

Maria Arminda Miranda explica que os ex-votos fazem parte da vida de quase todos os povos desde o princípio dos tempos. “Falam-nos de afectos e agradecimento e contam sempre acontecimentos com um final feliz. São uma manifestação artístico-religiosa que se liga directamente à arte religiosa e à arte popular, despertando o interesse de historiadores da arte e da cultura, de arqueólogos e antropólogos”, esclarece.

Na próxima sessão de “Ciência em Família”, as crianças vão ver alguns ex-votos, uns antigos outros recentes, desvendar as suas histórias e, ainda, construir um para oferecerem a alguém.

A antropóloga justifica a realização deste atelier “com a relação que as crianças podem e devem ter com os museus, em particular com colecções de carácter antropológico, compreendendo-os como espaços de partilha, descoberta, criação e, acima de tudo, como espaços de memória e de histórias de vida”.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.