Enfim…o turismo do Centro a uma só voz

Posted by
Spread the love

Foto de Luís Carregã

O Governo anunciou esta segunda-feira (16) a criação de cinco novas regiões de turismo com base nas NUT II – Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. A Região de Turismo do Centro passa a incluir Leiria-Fátima e a Serra da Estrela garantindo assim uma única voz na promoção interna e externa e no aproveitamento de todos os rexcursos existentes. Pedro Machado, presidente da entidade regional Turismo do Centro de Portugal, aplaude a decisão do Governo.

Finalmente, a união ao Centro?

A proposta do Governo tem quatro linhas fundamentais: para levar a efeito a reforma regional do turismo. Ao nível do território que permite fazer a agregação dos pólos o que, ao nível do Centro, significa integrar Serra da Estrela e Leiria-Fátima com exceção de Ourém, numa única entidade. Ponto dois, maior envolvimento do setor privado na dinâmica, quer da organização, quer na direção das futuras regiões de turismo. Terceira nota, maior participação do setor privado nos futuros conselhos de administração que terão representantes do poder local (um), do setor privado (um) e do Turismo de Portugal (um). Em quarto lugar, esta fusão permite fazer economia de escala, poupando nas estruturas e no número de dirigentes.

Como é que essa fusão vai funcionar ao nível da promoção?

Para a promoção externa tínhamos o financiamento dos planos de promoção: um euro para o privado, um euro público-regional e o Estado multiplicava por quatro. No modelo da promoção interna tínhamos apenas o financiamento do Orçamento do Estado. Pretende-se evoluir para esta parceria que envolva privados, públicos locais e Turismo de Portugal. Quanto aos futuros planos de promoção – nos mercados interno e externos – devem assentar num contrato com o Governo no sentido de nos darem a responsabilidade do planeamento e da execução, ao Estado o financiamento e, simultaneamente, um papel regulador.

Versão completa na edição impressa de 17 de janeiro do DIÁRIO AS BEIRAS

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.