Câmara de Pinhel cria gabinete de apoio ao agricultor

Posted by

DR

A Câmara Municipal de Pinhel anunciou hoje a criação de um gabinete de apoio ao agricultor, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do tecido agrícola local.

Segundo uma nota da autarquia presidida por António Ruas, o projeto pretende “combater o abandono e a desertificação das zonas rurais, incentivando a criação de empresas agrícolas e procurando contribuir para a afirmação e o desenvolvimento das já existentes”.

O documento adianta que no concelho de Pinhel a agricultura continua a ser umas das principais fontes de rendimento e que o gabinete surgiu para “apoiar, orientar, informar, acompanhar e impulsionar o tecido agrícola”.

O serviço, assegurado por dois técnicos superiores (uma engenheira Agrícola e um licenciado em Economia), funciona nas instalações provisórias da Câmara Municipal de Pinhel, no horário normal de expediente, das 09H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30.

Os técnicos têm por missão divulgar informações e avisos relacionados com a atividade agrícola, novas oportunidades e apoios financeiros e prestar aconselhamento em matérias relacionadas com as culturas predominantes na região (vinha e olival, entre outras).

Também irão acompanhar e colaborar na elaboração de processos de candidatura ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), apoiar a realização de candidaturas a subsídios, ajudar os agricultores no preenchimento de declarações de IRS, cadernos de campo e outros documentos, segundo a autarquia.

Apesar de o gabinete de apoio ao agricultor ter sido criado recentemente, já foi procurado “por agricultores de todo o concelho, que encontram neste serviço resposta a dúvidas, apoio à resolução de problemas e parceiros para a concretização dos seus objetivos”, frisa a autarquia.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.