Ativistas do Ramal da Lousã reforçam Acampada em concentração sobre transportes públicos

Posted by
Spread the love

Foto de Luís Carregã

Ativistas do Movimento de Defesa do Ramal da Lousã (MDRL) juntaram-se esta quinta-feira (19) aos membros da Acampada Coimbra, que se manifestavam na cidade contra os aumentos das bilhetes e passes nos transportes públicos.

Às 17H00, hora prevista para iniciar o plenário de utentes dos transportes públicos, na Estação Nova (estação ferroviária de Coimbra A), convocada pela Assembleia Popular da Acampada, o número reduzido de pessoas decididas a participar na reunião foi reforçado com a chegada de alguns ativistas do MDRL.

De megafone em punho, uma militante da Acampada começou por enunciar aos muitos passageiros que chegavam à gare ou que corriam para o próximo comboio as razões do plenário: “discutir e definir ações de luta contra os aumentos e a extinção de horários, carreiras e passes sociais, assim como contra as privatizações planeadas” para o setor.

“Os preços dos passes e das viagens continuam a aumentar, tanto na região de Coimbra como a nível nacional”, o que constitui “mais uma machadada” do Governo “a juntar aos cortes nos salários, pensões e subsídios, aos aumentos descarados do IVA e das taxas moderadoras na saúde e à extinção das SCUT” (autoestradas sem custos para o utilizador), afirmou.

Francisco Norega, um dos mais ativos membros da Acampada Coimbra, defendeu que o plenário deveria realizar-se com qualquer número de participantes. “É responsabilidade da população participar ou não”, declarou o jovem aos jornalistas.

Frisando que o fazia a título pessoal, Francisco Norega admitiu que, na sua maioria, “as pessoas estarão alheadas” da questão dos transportes públicos, à semelhança de outros problemas sociais.

Os responsáveis do MDRL, que têm vindo a criticar o desmantelamento da ferrovia para nela acolher o metro, apressaram-se a expor na gare de Coimbra A vários cartazes com frases alusivas à sua causa. “Acabem com a treta (e mama) do metro. Reponham ferrovia Coimbra – Serpins”, lia-se numa das placas.

Álvaro Santos era um dos mais atarefados membros do MDRL, na colocação de cartazes, incluindo alguns com frases dirigidas a Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e Obras Públicas.

“Senhor ministro, afaste-se de negócios ruinosos”, apelava ainda o movimento. Num outro cartaz, o MDRL sugeria que as Unidades Triplas Elétricas (UTE) “aguardam avanço” para o Ramal da Lousã, exigindo a Álvaro Santos Pereira a reposição dos comboios após a eletrificação da linha Coimbra – Serpins.

Álvaro Santos lamentou aos jornalistas que o projeto do metro tenha sido “feito só para benefício de alguns”, numa alusão ao facto de o comboio ter acabado naquela linha e não ter avançado o metro, como prometido por sucessivos governos. “O comboio é o transporte público do futuro, o que mais barato fica e o que melhor serve as pessoas”, disse.

Por seu turno, a Acampada afirma, num panfleto distribuído aos utentes, que “a mobilidade não é um luxo ou um capricho, é um direito básico das populações”. “A deterioração desse direito é mais um passo no sentido do retrocesso social e do agravamento das desigualdades”, segundo o documento.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.