Distrito de Leiria regista 180 novos casos de violência doméstica em 2011

Posted by
Spread the love

O Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVVD) do distrito de Leiria registou um aumento do número de casos de violência doméstica em 2011. No ano passado, o centro detetou 177 novos casos – num total de 546 situações acompanhadas pelos técnicos –, enquanto este ano já foram contabilizados 180 novos atendimentos num total de 584 processos em acompanhamento, isto sem contar com todos os dados de dezembro.

Isabel Gonçalves, presidente da Associação Mulher Século XXI, responsável pelo CAVVD, revela que este ano há ainda a destacar “o aumento do índice de gravidade” dos casos acompanhados. Em 2009, o centro encaminhou 17 mulheres e crianças para casas abrigo, tendo encaminhado 26 em 2010 e 35 em 2011.

Além disso, “as agressões físicas das utentes apresentam contornos cada vez mais lesivos”. “São, muitas vezes, vítimas de ameaças com armas de fogo e armas brancas”, explica a responsável, acrescentando ainda que há cada vez mais crianças que presenciam as situações de violência doméstica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.