DIÁRIO AS BEIRAS promove debate sobre a região Centro

Posted by
Spread the love

“O Centro nos dias da mudar para vencer” é o tema da conferência que o DIÁRIO AS BEIRAS promove no próximo dia 6 de dezembro,em Coimbra.

O evento, que vai decorrer durante a tarde no Pavilhão Centro de Portugal, pretende promover um debate alargado sobre as potencialidades da região e a sua capacidade de vencer um dos piores cenários de crise que se abate sobre a Europa. Portugal, que foi um dos países a recorrer à ajuda externa, procura agora implementar medidas que lhe permitam cumprir os compromissos assumidos, e que, naturalmente, se vão abater, designadamente, sobre o tão desejado crescimento das empresas portuguesas enquanto motores de desenvolvimento e de criação de riqueza.

Na região Centro, traçam-se estratégias e definem-se prioridades para evitar o pior que, segundo dizem os políticos e os analistas económicos, ainda estará para vir. Os desafios dos próximos anos exigem reorganização, qualificação e muita ponderação. Afinal, como defende a grande maioria dos empresários, “a vontade ou a decisão de investir também deve andar associada à decisão de poupar”.

Fazer, e de preferência, melhor do que se fez até hoje, deverá ser uma das principais medidas para mudar a realidade que se vive e vencer as contrariedades. O Centro, tem, de acordo com os seus principais atores, capacidades e potencialidades que deve desenvolver para se afirmar no todo nacional e ocupar um lugar no mercado internacional.

Com as presenças de Pedro Machado (presidente Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal), João Duque (professor no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão/ Universidade Técnica de Lisboa) e Cláudia Vasconcelos (COSEC – Seguros de Créditos, SA), o debate pretende envolver empresários, decisores políticos, dirigentes associativos e autarcas que têm assumido a responsabilidade de manter a região acordada para uma realidade complicada que está a deixar marcas por toda a Europa.

De forma global, a conferência promovida pelo DIÁRIO AS BEIRAS, pretende envolver os principais rostos da mudança que se deseja para uma região que ainda vive marcada por uma assimetria entre o que se entendeu chamar de Litoral e Interior e que muito tem influenciado o seu desenvolvimento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.