Caixa Geral de Depósitos vai doar 1.600 documentos à Universidade de Aveiro

Spread the love

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou a doação à Universidade de Aveiro (UA), que esta quinta feira comemora 38 anos, de um fundo bibliográfico de mais de 1.600 documentos sobre as antigas colónias portuguesas.

O fundo bibliográfico que será doado à biblioteca da UA é oriundo da Biblioteca Ultramarina do antigo Banco Nacional Ultramarino (BNU) e integra, na sua maioria, monografias da primeira metade do século XX e também alguns exemplares com data de edição do final do século XIX, refere uma nota da CGD.

Do lote constam ainda diversos exemplares do Boletim da Agência Geral das Colónias, publicados entre 1925 e 1961.

Segundo a Caixa Geral de Depósitos, os documentos fazem parte da Biblioteca Ultramarina do BNU, um acervo de mais de 22 mil títulos, entre os quais “um importante espólio sobre a história das ex-colónias portuguesas de África e do Oriente, datando as suas obras entre 1865 e 1990”.

Na nota, o reitor da Universidade de Aveiro, Manuel António Assunção, classifica o fundo documental da CGD como uma “mais valia” para a biblioteca da instituição.

Acrescenta que com os documentos agora doados e o acervo ali existente a Universidade de Aveiro “vai proceder à criação de uma coleção de grande interesse sobre as antigas colónias e países da CPLP”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.