Festival de Internacional de Xadrez da Figueira da Foz acaba por falta de apoios da FGT

Posted by
Spread the love

Miguel Babo

O VIII Festival Internacional de Xadrez da Figueira da Foz não se vai realizar. Assim, de 29 de outubro a 6 de novembro já não se fazem jogadas de mestres e aprendizes. A organização distribuiu esta quinta-feira (4) um comunicado pelas redações, assinado por Miguel Babo, intitulado “FGT faz placagem ao festival”. 

A organização acusa pois a empresa municipal FGT de ter feito xeque-mate ao festival. “Chegou ao fim o evento que trouxe à Figueira da Foz alguns do maiores nomes do xadrez mundial e que no ano passado contou coma participação de 18 países”. É assim que começa o comunicado.

A contribuição da FGT, continua, representava 10 por cento do valor total do torneio, avaliado em 50 mil euros”. Os restantes 90 por cento do orçamento eram assegurados por patrocinadores privados.

“Ciente deste facto, a FGT e a Câmara da Figueira da Foz decidiram não tornar viável o festival”, atira Miguel Babo.

Numa “placagem bem dura, foi assim ao chão o evento que melhor combatia a sazonalidade na cidade. Levou a melhor o rugby e a organização coimbrã, que soube capitalizar a simpatia e os recursos da autarquia figueirense”, conclui.

Isabel Maranha Cardoso, atual administradora executiva da FGT, explica ao DIÁRIO AS BEIRAS que o pedido de apoio não constava do plano de atividades da empresa municipal. “Lamento não poder apoiar o evento, e não imaginava que o nosso apoio fosse determinante para a sua realização”.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.