Crianças desfilam pelo ambiente em Lavos

Spread the love

 

Uma iniciativa nova. Várias crianças desfilaram vestidas com os mais variados produtos reciclados, no auditório “Marnoto” da Casa do Povo de Lavos, Figueira da Foz.  “No fundo, este projeto está inserido no programa que vem sido desenvolvido pela casa do povo enquanto IPSS”, referiu o presidente da direção, José Mirão.

E porquê o ambiente? Por uma razão muito simples: “gostamos de retratar problemas da sociedade. Até desenvolvermos outros projetos optámos por este, protagonizado por crianças até os 13 anos para criar uma sensibilização de base para esta temática”, explicou.

Os fatos foram feitos por familiares que desenvolveram as ideias com material reciclado. O papel e garrafas de plásticos são alguns dos materiais escolhidos para a produção dos modelos.

A iniciativa da casa do povo, realizada ontem, foi acompanhada por música ao vivo e complementada com uma matine dançante protagonizada pelo “Duo Sampedro”. No final houve distribuição de prémios.

“As Salineiras” na Sérvia

Recém-chegado está o Rancho Folclórico “As Salineiras de Lavos”. Parte do grupo, 27 elementos, deslocou-se à Sérvia no dia 9 de agosto, para participar num festival mundial de folclore em Pirot, e chegou a “casa” no dia 21. Balanço. “Foi ótimo, foram feitas várias atuações com todos os grupos presentes”, explicou o diretor do rancho “As Salineiras de Lavos”.

Manifestamente contente com o ambiente que foi proporcionado aos elementos do grupo, João Santos atreve-se a dizer que o povo sérvio é constituído por pessoas muito cultas e interessadas na cultura popular. “Todo o nosso grupo é unânime em afirmar que embora tenhamos sido bem tratados em todos os país que já fomos, a Sérvia foi o país onde fomos melhor tratados até hoje”, assegura o presidente do rancho.

O grupo das salineiras entregou à câmara municipal de Pirot, Sérvia, a medalha da cidade da Figueira que a autarquia deu para levar. Entretanto, e depois realizaram um desejo antigo trouxeram na bagageira pré-convites. “Turquia (para o ano), Eslovénia, e possibilidade do México”, revelou João Santos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.