Câmara da Figueira da Foz cede espólio de Manuel de Arriaga aos Açores

Posted by
Spread the love

Paulus Bruno, João Ataíde e António Tavares

Foi firmado esta segunda-feira (18) o protocolo que permite a transferência temporária de três peças do Museu Municipal Santos Rocha (Figueira da Foz) para a Casa Manuel de Arriaga, situada na Horta, ilha do Faial (Açores).

O documento foi rubricado nos paços do concelho por João Ataíde, anfitrião e presidente da Câmara da Figueira da Foz, e por Paulus Bruno, secretário regional da Cultura dos Açores. O vereador da Cultura António Tavares também participou na cerimónia.

As peças foram cedidas por um ano ao futuro espaço museológico açoriano, com a possibilidade de se prolongar por períodos idênticos. O membro do governo da Região Autónoma dos Açores considerou as “três peças de extraordinário interesse cultural e valia patrimonial”. Paulus Bruno acrescentou que “a cultura só faz sentido se for partilhada”.

Para João Ataíde, a cedência das peças significa uma “oportunidade extraordinária para divulgar o património” do museu municipal. Um espaço, acrescentou, com “um espólio bastante diversificado”. Recorde-se que o açoriano Manuel de Arriaga foi o primeiro Presidente da República Portuguesa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.