PSD recuperou em Viseu quinto deputado perdido em 2005

Spread the love

O PSD recuperou este domingo (5) o quinto deputado que tinha perdido em 2005 em Viseu, “por força do que se passou a nível nacional e não de alguma particularidade distrital”, defendeu o estudioso Alfredo Simões.

“Penso que se criou um círculo eleitoral que é comum no país todo, ou seja, os efeitos são os mesmos para todo este círculo, não há grandes localismos”, considerou o docente do Instituto Politécnico de Viseu em declarações à Lusa.

Num distrito onde não se realizaram votações em duas freguesias – Cabril (Castro Daire) e Lajeosa do Dão (Tondela) – devido a boicotes, o PSD conquistou 48,38 por cento dos votos (cinco deputados) e o PS 26,69 por cento (três deputados).

O CDS/PP manteve um deputado, obtendo 12,37 por cento dos votos. “O distrito seguiu a tendência nacional, mesmo no que respeita ao CDS/PP”, considerou Alfredo Simões.

A CDU (2,87 por cento) e o BE (2,85 por cento) inverteram os lugares na votação, o que, segundo o docente, também não foge aos dados nacionais. “A CDU não mudou, quem mexeu foi o BE. Parece-me que deve ter terminado o seu período de crescimento e é altura de repensar”, referiu.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.