Festival internacional de blues anima cidade da Guarda em julho

Spread the love

DR

Um festival de blues, organizado conjuntamente pelo Teatro Municipal da Guarda (TMG) e pela Junta de Castilla y Léon (Espanha) realiza-se entre 12 e 20 de julho, nas cidades de Guarda e de Béjar, foi anunciado.

O Transblues – Festival de Blues, apresentado em conferência de imprensa, começa no dia 12 de julho em Béjar e dia 15 na cidade da Guarda, com um cartaz de cinco espetáculos, todos com entrada livre.

Para a Guarda estão agendados concertos de Greg Izor (EUA) e King Bee (Espanha), dia 15, Paul Lamb & The King Snakes (Reino Unido), dia 16, Keith B. Brown Trio (EUA), dia 17, Mr. Blues (Portugal), dia 19, e One Man Hand (Portugal), no dia 20.

Em Béjar (Espanha) atuam Stonebones & Band Spagetti (dia 12), Jesse Davis Quartet (13), Greg Izor (USA) e King Bee (14), Jimmy Burns, Blue Harlem e Raimundo Amador (15), Joe Louis Walker, Lucky Peterson e Reunion Ibérica Blues (16).

Segundo Américo Rodrigues, diretor artístico do TMG, o Transblues é promovido no âmbito de uma parceria entre a Junta de Castilla y Léon e a Culturguarda (entidade gestora do TMG), que apresentaram uma candidatura comum a fundos comunitários.

Referiu que na Guarda, estão agendados três espetáculos para o Jardim José de Lemos, ao ar livre, e dois para o café concerto do TMG.

Assinalou que o evento visa “a cooperação fronteiriça e o intercâmbio cultural entre Portugal e Espanha”, destacando o facto de em Béjar atuar um grupo português (Stonebones & Band Spagetti) e na Guarda um espanhol (King Bee).

Por outro lado, contou que “há pessoas da Guarda” que já se deslocam a Béjar para assistirem aos concertos ali realizados durante o Transblues.

Américo Rodrigues admitiu tratar-se de “um festival modesto”, do ponto de vista de custos, mas contribui para “animar a cidade” no mês de julho e atrair público para o recinto dos espetáculos.

O responsável disse esperar, uma vez mais, uma grande adesão dos habitantes da região, assinalando que o cartaz é “de qualidade” e inclui três espetáculos ao ar livre, no Jardim José de Lemos, com artistas “de primeiro plano”.

Na apresentação do Transblues também esteve o presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, que destacou a importância da iniciativa cultural realizada com a cidade “irmã” de Béjar.

“É mais uma iniciativa [promovida] no sentido de dinamizar a cidade”, reconheceu o autarca.

O evento apoiado pela autarquia envolve gastos de 18 mil euros e tem uma comparticipação comunitária de 75 por cento.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.