Canoagem solidária numa descida do Mondego em kayak

Spread the love



DR

A associação Kayaking for the People – Ajuda ao Desenvolvimento está a organizar mais uma ação de angariação de fundos no âmbito da canoagem solidária. O objetivo é adquirir redes mosquiteiras para as comunidades do lago Niassa, em Moçambique, região que a associação elegeu para sua primeira aposta solidária.

A descida do Mondego está marcada para 5 de julho, de Penacova para Torres do Mondego. As inscrições, com o custo unitário de 15 euros, podem fazer-se até ao dia anterior (4 de junho) para os contactos da associação: joaosimoes@kayakingforthepeople.org e 962 665 624.

De acordo com fonte da Kayaking for the People, as redes mosquiteiras que serão adquiridas com a verba angariada em mais esta iniciativa a conjugar a solidariedade e o desporto de aventura destinam-se às crianças do distrito moçambicano de Cobué, onde serão entregues em agosto, no decurso da expedição Lago Niassa Kayaking 2011.

Esta iniciativa em particular, destaca a organização, conta com o apoio da Pioneiro do Mondego, a mais antiga empresa de canoagem turística a operar no rio.

O programa para 5 de julho tem início às 09H30, com o ponto de encontro a acontecer no acesso à praia fluvial, em Torres do Mondego. Às 10H00 dá-se início ao transporte para Penacova (que será organizado de acordo com o número de participantes), prevendo-se para as 10H30 o início da descida do Mondego. Cerca das 16H00 deverá acontecer a chegada a Torres do Mondego.

Numa nota importante, a organização sublinha que o preço da inscrição integra o aluguer de kayak, pagaia e colete, o acompanhamento por monitores e o respetivo seguro. O que significa que cada um deverá cuidar das suas refeições.

Nascida com o propósito de associar a solidariedade – sobretudo em países de língua portuguesa – ao desporto de aventura, a Associação Kayaking For The People (KFTP) está a preparar ativamente a expedição Lago Niassa Kayaking 2011.

A partir de Coimbra, congregando um conjunto alargado de entusiastas da canoagem, a associação tem como grande objetivo a angariação de fundos que permitam a ajuda e o apoio a populações desfavorecidas.

De acordo com João Simões, o coordenador do projeto, o conceito da associação é simples: “conjugar canoagem de turismo e ajuda ao desenvolvimento, juntando um grupo de canoístas, o gosto pela descoberta e a vontade de fazer algo mais em prol das comunidades desfavorecidas”.

Foi com esta matriz genética que nasceu a nova organização não governamental (ONG), constituída como associação sem fins lucrativos e “votada à ajuda ao desenvolvimento, procurando, através das suas ações de angariação de fundos, de educação social e de sensibilização, promover a melhoria das condições de vida de populações desfavorecidas, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e conservacionista”.

O plano de ação 2011/2013 centra-se em Moçambique e tem como ponto de partida a expedição Lago Niassa Kayaking 2011, iniciativa de angariação de fundos e de dinâmicas de ajuda ao desenvolvimento das comunidades do lago Niassa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.