Câmara de Penacova promove estudo sobre radiações de antenas de telemóveis

Spread the love

As radiações eletromagnéticas em Lavradio, uma povoação do concelho de Penacova, estão esta terça-feira (7) a ser medidas, por técnicos do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa.

A medição e análise das radiações foram pedidas pela Câmara Municipal de Penacova, na sequência das preocupações manifestadas por habitantes de Lavradio (freguesia de Oliveira do Mondego), que receiam eventuais efeitos de duas antenas da rede móvel de telecomunicações, instaladas, por dois operadores, “muito perto das casas” da localidade.

“A população está preocupada” e a câmara quer “saber com rigor” se aquele equipamento “pode, ou não, ter quaisquer efeitos nas pessoas, independentemente de estarem a ser cumpridos os parâmetros legais”, afirmou à Lusa o presidente da autarquia, Humberto Oliveira.

A câmara quis que o estudo fosse efetuado por “uma entidade independente”, tendo recorrido ao Projeto monIT, que tem vindo a ser desenvolvido por investigadores do IST, reunidos no pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT).

A autarquia de Penacova vai promover idênticos estudos, também através do Projeto monIT, junto de outras antenas da rede móvel de telecomunicações instaladas junto de povoações do concelho, adiantou Humberto Oliveira. No município de Penacova estão atualmente instaladas, segundo o autarca, cerca de dezena e meia de antenas dos três operadores da rede móvel nacional de telecomunicações.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.