Misericórdia de Seia inaugura Unidade de Cuidados Continuados

Spread the love

A Santa Casa da Misericórdia de Seia (SCMS) inaugura na próxima sexta-feira (20) uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC), estrutura orçada em 3,25 milhões de euros, comparticipada em cerca de 750 mil euros pelo Estado.

A UCC, que deverá ser inaugurada pela ministra da Saúde, Ana Jorge, está dotada de uma unidade de média duração e reabilitação, com 30 camas, e de uma de longa duração e manutenção, com 12 camas. Além de clínica de medicina física e reabilitação com fisioterapia e hidroterapia.

Fernando Beco, provedor da SCMS, destacou “o enorme esforço financeiro” para instituição na construção da nova unidade, revelando que foi necessário recorrer a um empréstimo bancário no valor de 1,5 milhões de euros.

A UCC resulta dum protocolo entre a SCMS e a Administração Regional de Saúde do Centro através do programa “Modelar”, assinado em janeiro de 2010.

Esta estrutura terá ainda uma Unidade de Dia e Promoção de Autonomia – para prestação de cuidados de suporte em regime ambulatório – e uma Unidade de Recuperação Global, que visa a recuperação e a reabilitação global do cidadão com perda de funcionalidade ou em situação de dependência, através de fisioterapia e hidroterapia.

“Este é um projeto muito importante para a região e que vem ao encontro das necessidades de um interior muito envelhecido”, disse Fernando Beco.

Este ano, a SCMS assinala 440 anos da fundação e tem previsto um programa de comemorações onde se destaca a “Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel” e uma missa cantada pelo Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.