Aproveitar as oportunidades

Spread the love

Álvaro Amaro

Tive alguma esperança de que fossem ouvidas mensagens importantes para que o País pudesse discutir neste período de campanha as questões sérias com que está confrontado nos próximos anos.

Falta uma semana para o seu terminus e a minha esperança vai-se desvanecendo. Mais uma vez, são os pequenos “fait-divers” que ocupam o tempo e o espaço, como que não houvesse desta vez um programa “afixado” que se designa por memorando de entendimento com a tão falada troika.

Esta campanha, se levada totalmente a sério, deveria ter em conta essa obrigação. Infelizmente, não é o caso.

Os que não assinaram, PCP e BE, já adiantam o que vem por aí para justificar as acções de rua contra tudo e contra todos. O CDS diz que sim ao acordo, mas que pôs reservas.

É uma situação bem curiosa e taticamente inteligente para quem quiser acreditar que as reservas, sejam quais forem, vão valer de alguma coisa.

O PSD, com coragem, diga-se, não esconde nem omite que este é um “mal necessário” face às circunstâncias do País.

O PS, por seu lado, bem tenta convencer que não devia haver ajuda externa, porque o tristemente famoso PEC 4 resolveria tudo.

Se tal mensagem por absurdo fosse perceptível, quase teríamos uma situação caricata de benefício eleitoral para quem nos submeteu a tal castigo.

Então e o PEC 1? E o 2? E o 3?

Bem pode o PS esforçar-se, que o País e os Portugueses jamais perceberão que alguém com tamanho falhanço não voltasse a falhar.

As oportunidades aproveitam-se, não se desperdiçam.

E ainda se ao menos tivessem a humildade de reconhecer!! Mas não. Tudo estava certo até todos levantarem a voz (não apenas o PSD) para bem alto dizerem que… bastava de tanto desperdício.

Agora resta-nos aguardar a resposta final.

Falaremos depois de 5 de Junho. Mas a partir daí começarão os verdadeiros trabalhos para o País.

E que pena não o podermos discutir com a autonomia de decisão a que estávamos habituados.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.