UC criou observatório para estudar interação entre plantas e medicamentos

Spread the love

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) criou o primeiro centro mundial destinado ao estudo da interação entre plantas e medicamentos, com o objetivo de evitar danos para a saúde.

De acordo com uma nota de imprensa da UC, o Observatório de Interações Planta-Medicamento pretende “substituir o suposto conhecimento popular pela informação científica, para desta forma modificar comportamentos e evitar danos para a saúde”.

“Já são do senso comum os cuidados a ter com a interação de medicamentos com o álcool. Mas o mesmo não se verifica com os denominados produtos naturais, incluindo plantas medicinais que também podem estar sob a forma de chás ou contidas em cremes”, exemplifica Maria da Graça Campos, coordenadora daquela entidade.

Segundo Maria da Graça Campos “o maior perigo” na conjugação de plantas com medicamentos está no índice de toxicidade, pelo que os 20 investigadores que integram o observatório – das áreas de Farmácia, Medicina, Medicina Legal e Direito – pretendem produzir uma “espécie de atlas” para posterior divulgação da informação recolhida a profissionais de saúde e população em geral.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.