Suspeitos de assalto a carrinha de valores em Coimbra foram detidos em França

Spread the love

A Polícia Judiciária anunciou esta segunda-feira (4) a detenção de cinco homens, numa operação realizada em Portugal e França, suspeitos de um assalto com armas e explosivos a uma carrinha de transporte de valores em Coimbra.

Os detidos, com idades entre os 44 e os 70 anos, são suspeitos da autoria de um crime de roubo a um veículo blindado de transporte de valores, ocorrido a 18 de dezembro de 2009 em Taveiro, arredores de Coimbra, refere a PJ em comunicado. Todos os detidos possuem “largo passado criminal em França por assaltos à mão armada e outros crimes”, acrescenta.

A investigação da Diretoria do Centro da PJ, realizada em articulação com um departamento da sua congénere francesa – Office Central de Lutte Contre le Crime Organisé (OCLCO) – e o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, culminou, na terça-feira da semana passada, com “uma vasta operação policial simultânea, em Portugal e em França”, que resultou em várias buscas domiciliárias e no “cumprimento de cinco mandados de detenção europeus, emitidos pela autoridade judiciária portuguesa competente”, refere a PJ.

A operação, articulada com diligências efetuadas em Portugal pela PJ, levou à apreensão de armas, explosivos e outro equipamento alegadamente utilizado no assalto ao carro blindado, incluindo-se nesse lote uma arma anti-tanque de calibre 64 mm, duas espingardas de assalto Kalashnikov, de calibre 7,62 mm e uma espingarda “shotgun” de calibre 12. Parte deste arsenal bélico estava escondido na capela de Sandoeira, em Ourém.

Foram ainda apreendidas cinco granadas, duas pistolas de calibre 9 mm com os respetivos coldres, quatro barras de “alto teor explosivo” PEP 500, dois detonadores elétricos, dois dispositivos com ventosa e carga explosiva, para corte linear, 200 munições de calibre 9 mm e 7,62 mm, cinco coletes à prova de bala, dois coletes táticos, dois gorros “passa montanhas” e dois fatos de macaco, afirma a PJ.

Nas buscas realizadas em França foi ainda encontrado e apreendido diverso material e equipamento para posterior análise, bem como munições de calibre 9 mm e 7,62 mm e ainda 90.000 euros em notas. Os cinco homens foram presentes ao Tribunal da Relação de Versailles, tendo ficado detidos a aguardar extradição para Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.