Presidente da Junta de Lavos ameaça processar a Câmara da Figueira da Foz por causa da ilha da Morraceira

Posted by

 

 

Antigo vereador do PS e do PSD, José Elísio preside à junta da sua terra natal,  Lavos, que conquistou, nas últimas autárquicas, como independente.

 

P- Como é que está a lidar com a escassez de recursos financeiros?

 

R- Por força de algumas decisões do Governo, a juntas de freguesia sofreram cortes nas pouquíssimas verbas que recebiam. No nosso caso, foram cerca de sete mil euros/ano, numa verba de 60 mil. E pelas dificuldades financeiras que atravessa, durante um ano, a Câmara da Figueira da Foz só transferiu 2.500 euros. Tenho tido o apoio dos lavoenses e de algumas empresas instaladas na freguesia.

 

P- De que carências padece a freguesia?

 

R- A freguesia precisa que os lavoenses tomem consciência que devem ser mais ativos, mais dinâmicos, porque criar riqueza é uma coisa que também lhes compete. (Por seu lado), a extensão de saúde já não tem condições para responder cabalmente às solicitações, e por isso temos em curso, com a câmara, uma candidatura para a construção de um novo equipamento que sirva todos os lavoenses.

 

P- O mar tem destruído a Costa de Lavos…

 

R- Tem. Reclamo a construção de um novo esporão, a sul do existente. Declino toda a responsabilidade do que lá possa acontecer, porque tenho feito tudo o que é possível fazer para que aquela situação se resolva.

 

P- Continua a afirmar que a ilha da Morraceira pertence à sua freguesia?

 

R- Provavelmente, em abril ou maio, acionarei um processo judicial contra a câmara. Quero provar que a Morraceira sempre foi e é de Lavos. A câmara marcou a ilha como sendo de Vila Verde. Responsáveis da câmara afirmam que foi um engano. Não quero fazer uma guerra com Vila Verde nem com a câmara, quero conversar.

 

P- E é no tribunal que vai conversar?

 

R- Estou disponível para resolver o assunto de forma pacífica; se a câmara não quiser, então só tenho uma hipótese: avançar com um processo judicial contra a câmara, e não contra Vila Verde.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.