Mais de 1.600 candidatos a novo mestrado de medicina da Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) recebeu 1.636 candidaturas para preencher as 40 vagas do novo mestrado em medicina que vai arrancar em setembro. O prazo para a inscrição terminou a 1 de abril, mas os candidatos dispunham de mais um dia para fazer o pagamento da taxa de 150 euros para validar a candidatura.

Em declarações à Lusa, o reitor da UA, Manuel Assunção, disse que o resultado “superou um pouco as expetativas” e sublinhou que “esta apetência demonstra a grande confiança que as pessoas têm” neste estabelecimento de ensino superior. “Temos a certeza que vamos ter 40 estudantes de medicina muito bons com o rigor do processo de seleção que vamos ter”, adiantou o reitor.

Dos 1.636 candidatos iniciais, serão selecionados 200 através de um conjunto de provas de aptidões cognitivas, a realizar entre 16 e 18 de abril. A segunda fase do processo de seleção consiste numa prova de aptidões científicas, que terá lugar em junho, e na ponderação da titularidade de outros graus académicos.

Desta fase sairão os 80 melhores candidatos. Deste conjunto, os 40 futuros alunos serão escolhidos após a realização de um conjunto de entrevistas e na ponderação da participação em atividades de voluntariado e da experiência profissional.

Esta formação de quatro anos, realizada em articulação com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade de Porto, tem como objetivo “formar clínicos que estejam à altura dos novos desafios colocados aos sistemas de saúde, nomeadamente o envelhecimento acentuado da população, a pluripatologia e a incapacidade”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.