Distrito da Guarda homenageia primeiros presidentes de câmara eleitos

Spread the love

O Governo Civil da Guarda assinala o 25 de abril com uma homenagem aos primeiros 14 presidentes de câmara do distrito, eleitos após a Revolução dos Cravos, considerados os “cabouqueiros” da nova democracia nos respetivos municípios.

A homenagem será realizada na quinta-feira (28), pelas 21H00, no Salão Nobre do Governo Civil, numa sessão que juntará os primeiros autarcas eleitos ainda vivos e familiares daqueles que já faleceram, segundo o governador civil, Santinho Pacheco.

“O poder local democrático eleito pela primeira vez há 35 anos teve um papel fundamental no desenvolvimento do nosso distrito, em tempos particularmente difíceis”, disse à Lusa Santinho Pacheco, acrescentando que os primeiros presidentes de câmara foram “uns verdadeiros cabouqueiros de uma nova democracia, ao nível de cada uma das terras”.

Santinho Pacheco reconhece tratar-se de “uma homenagem muito justa”, a quem “ajudou a construir um país mais moderno, um distrito mais desenvolvido, uma democracia mais consolidada e mais sólida e, fundamentalmente, num grande clima de unidade distrital”. António de Sousa Júnior (Almeida), Alípio de Melo (Gouveia), Jorge Correia (Seia), Faria de Almeida (Celorico da Beira) e Paulo Menano (Fornos de Algodres) são alguns dos primeiros presidentes de câmara do distrito da Guarda ainda vivos, indicou o governador civil.

Mas, as comemorações do 37.º aniversário do 25 de abril de 1974, incluem esta segunda-feira (25), no distrito da Guarda, vários festejos, eventos culturais e desportivos.

Guarda

Na capital de distrito, a câmara municipal promove, pelas 09H00, a cerimónia do hastear da bandeira abrilhantada pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e, pelas 21H30, um espetáculo com Pedro Abrunhosa, no Teatro Municipal.

Ainda na Guarda, pelas 12H00, no Jardim José de Lemos, haverá uma largada de balões com mensagens alusivas ao Dia da Liberdade, seguida de almoço, uma iniciativa de uma comissão que anualmente assinala a data na cidade.

Gouveia

Em Gouveia, a Revolução dos Cravos é comemorada com uma sessão pública às 11H10 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Pelas 21H30, no Teatro Cine, haverá um espetáculo de teatro, intitulado “Noites de encantar abril”, pelo grupo Escola Velha.

Pinhel

Em Pinhel, as comemorações do 25 de Abril iniciam-se às 10H00, com o hastear da bandeira, e prosseguem durante a tarde, com um encontro de futebol.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.