Cabeça é a primeira aldeia LED do país

Spread the love

Cabeça, uma freguesia de Seia, viu esta sexta-feira (15) terminadas as obras de requalificação e de iluminação pública e tornou-se a primeira “aldeia LED” de Portugal.

A tecnologia LED (Light Emitting Diode) desperdiça menos energia e é mais económica, tendo sido usada na iluminação pública de Cabeça. A inauguração das obras de requalificação e da instalação da iluminação pública teve a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo.

Lembrando que Cabeça é a terra natal do presidente do PS, Almeida Santos, a responsável frisou que “o país não pode continuar a trazer os fluxos” financeiros “para o litoral” e destacou o papel “importante dos autarcas neste processo” de forma a dar mais sustentabilidade ao país.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, salientou a importância da requalificação da aldeia, que se insere num grupo de 10 aldeias do concelho, a rede de aldeias de montanha.

Para o autarca, este projeto das aldeias de montanha “constituirá um atrativo importante” para o desenvolvimento turístico do concelho de Seia.

Filipe Camelo voltou a exigir a conclusão dos itinerários da Serra da Estrela como condição para o desenvolvimento da região.

O presidente da Junta de Freguesia, António Dias, salientou também a importância da requalificação enfatizando o arranjo das ruas, atualmente “todas empedradas em xisto tal como era tradicional”.

Segundo António Dias a tecnologia LED vai trazer modernidade à aldeia e uma poupança de energia “na ordem dos 70 por cento”.

Também os residentes se mostraram satisfeitos pela requalificação da aldeia, situada no coração da Serra da Estrela, elogiando o trabalho agora concluído: “nunca foi feito nada assim desde que me lembro”, afirmou José Santos, de 92 anos, natural de Cabeça.

A empreitada de reabilitação urbana da freguesia de Cabeça consistiu na remodelação das infraestruturas elétricas, telecomunicações, redes de drenagem de águas residuais e de distribuição de água ao domicílio, arquitetura paisagística e execução de arruamentos, orçamentada em 683 mil euros.

Segundo nota de imprensa da Câmara de Seia, “a tecnologia LED possibilita um completo domínio da luz que permite reduzir o desconforto da iluminação tradicional (poluição lumínica, reduzido IRC), a redução do consumo, na ordem dos 60%, poupança financeira e redução de emissão de CO2”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.