Alunos de Mangualde conceberam mini robô de busca e salvamento

Posted by
Spread the love

Um pequeno robô de dez centímetros, todo “artilhado de sensores” e com grande mobilidade, é o projeto que o CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, com sede em Coimbra, apadrinha esta terça-feira (26) na final do concurso nacional “Isto é uma Ideia/Pense Indústria”, a decorrer na Alfândega do Porto.

Desenvolvido por alunos e professores da Escola Secundária Felismina Alcântara, de Mangualde, o projeto pretende contribuir para melhorar os métodos de salvamento e resgate de feridos e desaparecidos em caso de acidente ou catástrofe, substituindo os cães farejadores de busca e salvamento em muitas circunstâncias, onde os próprios animais não conseguem entrar.

A ideia venceu a fase regional, entre várias escolas concorrentes, e apresenta-se agora a concurso, com outros seis projetos, de outros tantos centros tecnológicos que integram a rede nacional de centros tecnológicos: RECET.

A iniciativa tem, “como principal objetivo, a mobilização dos jovens para áreas de formação onde a tecnologia e a inovação de processos e produtos esteja presente”, refere a direção co CTCV, liderada por Alcântara Gonçalves.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.