A empresa Águas do Mondego inaugura, esta sexta-feira (29), em Penacova, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), obras que atingem 9,7 milhões de euros de investimento.
Segundo um comunicado da empresa, a Estação de Tratamento de Água integra a empreitada do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que teve um investimento total de mais de nove milhões de euros, co-financiado pelo Fundo de Coesão da União Europeia em 53 por cento.
O subsistema vai abranger as freguesias de Penacova e Vila Nova de Poiares, estando dimensionada para, em 2039, ano horizonte do projeto, servir cerca de 25 mil habitantes.
A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Gondelim, que representou um investimento de 700 mil euros, vai servir as localidades de Gondelim e Carvalhais, tendo capacidade de resposta para uma população de 400 habitantes. Após a conclusão desta ETAR, a empresa Águas do Mondego tem previsto a construção de outras três estações e de um sistema elevatório.
Ao nível do saneamento, de acordo com a empresa, o concelho de Penacova vai ser servido por 12 ETAR , que perfazem um investimento de cerca de nove milhões de euros. De acordo com as Águas do Mondego, até ao momento estão executados 5,5 milhões de euros nesta área.
One Comment