Trabalhadores da Moveaveiro fazem greve parcial quando salários se atrasarem

Spread the love

Os trabalhadores da empresa municipal Moveaveiro decidiram hoje (22) fazer uma greve parcial de duas horas a partir do dia 20 de cada mês, caso não tenham recebido até essa data o respetivo salário, anunciou fonte sindical. A decisão foi aprovada durante um plenário realizado esta tarde, que contou com a presença de cerca de 60 dos 150 trabalhadores da empresa municipal de transportes.

“Se os trabalhadores não receberem o salário no dia 20, ou no primeiro dia útil imediatamente a seguir, começam a fazer greve no início de cada jornada de trabalho, até que lhes seja pago o vencimento”, disse à Lusa Jaime Ferreira do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

De acordo com o mesmo responsável, o STAL vai enviar os pré-avisos de greve para todos os meses a partir de abril até ao final do ano. A paralisação surge como forma de protesto contra o atraso “sistemático” no pagamento do salário por parte da Moveaveiro, “violando” o que está estipulado no acordo de empresa.

“O acordo prevê que o dia de pagamento é o dia 20 e em casos excecionais o dia 25, mas o excecional não pode passar a ser regra”, realçou Jaime Ferreira, afirmando que, durante o último ano e meio, “apenas duas vezes pagaram no dia 20”. Já este ano, os trabalhadores receberam o vencimento de janeiro no dia 31, o de fevereiro no dia 25 e o salário de março foi pago esta terça-feira.

Os trabalhadores da Moveaveiro reclamam as mesmas condições dos trabalhadores da Câmara de Aveiro. “Se o presidente da Câmara e todos os trabalhadores do município recebem no dia 20, então os trabalhadores da Moveaveiro também devem receber no mesmo dia, até tendo em conta o cumprimento do acordo da empresa”, diz o sindicalista.

Jaime Ferreira realça ainda que “o acordo de empresa está publicado no boletim de trabalho e emprego e não se pode fazer tábua rasa disso”, sublinhando que os trabalhadores têm compromissos assumidos, nomeadamente com a banca.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.