Julgamento de jovens acusados de roubo e tentativa de homicídio começa terça-feira

Spread the love

O Tribunal Judicial de Leiria começa a julgar esta terça-feira(15) três jovens acusados de homicídio qualificado na forma tentada e roubo agravado, em coautoria, de que foi vítima um empresário italiano, em junho do ano passado.

No despacho de acusação, ao qual a Lusa teve acesso, o Ministério Público (MP) imputa ainda a dois dos arguidos três crimes de furto, estando um deles também acusado de três crimes de condução sem habilitação legal. Segundo o MP, os jovens, de 18 e 19 anos, esperaram, na madrugada de dia 11 de junho, pelo empresário, proprietário de duas pizarias, no fundo das escadas que ligava o interior do prédio às garagens no edifício onde morava com a família, em Leiria.

Depois de o empresário entrar no prédio, os arguidos “taparam os rostos com gorros” e “avançaram” na sua direção, acabando por o rodear para que não fugisse. O MP acrescenta que um dos arguidos, que foi funcionário numa das pizarias, golpeou o empresário no ombro, tendo este dito que “não era necessária violência e que lhes dava o que tinha em seu poder”.

Apesar disso, os jovens mantiveram o cerco e o mesmo arguido desferiu mais duas facadas ao empresário, que acabou por deixar cair o cofre onde tinha quatro mil euros em dinheiro e um cheque de 683,55 euros.

O MP sustenta que, já na posse do cofre, os jovens continuaram a perseguir a vítima, atingindo-a “por diversas vezes, com os instrumentos” como uma navalha e uma barra de ferro. Depois de a vítima cair e dar sinais de desmaio, os arguidos, convencidos que ele morreria, abandonaram o local, mas o empresário conseguiu dirigir-se a um café e pedir socorro, adianta o MP.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.