O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) anunciou esta terça-feira (29) que está a realizar um estudo junto da população idosa do concelho para identificar os principais problemas dos habitantes desta faixa etária.
O presidente do IPCB, Carlos Maia, afirmou que o “estudo vai permitir identificar lacunas e resolver problemas que afetam os idosos do concelho, através da intervenção da autarquia”. Abel Rodrigues, um dos coordenadores da análise, explicou que através desta análise pretende-se “ir ao encontro dos interesses e necessidades efetivas das pessoas mais velhas”.
O estudo está a ser realizado por 75 alunos das escolas superiores de Educação e de Saúde, no âmbito do projeto Cidades Amigas das Pessoas Idosas, e vai abranger 382 pessoas, com mais de 55 anos.
O objetivo do trabalho passa por identificar aspetos positivos e os obstáculos em oito áreas distintas: prédios e espaços públicos; transporte; habitação; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e apoio comunitário e serviços de saúde.
Em Castelo Branco, o projeto, concebido pela Organização Mundial de Saúde, está a ser posto em prática em parceria com a Câmara local e com a Associação Vida, promotora nacional da iniciativa. O estudo deverá estar concluído no final do verão, devendo a fase dos inquéritos terminar em abril.
One Comment