Álvaro Amaro eleito presidente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro

Spread the love

Foto de Carlos Jorge Monteiro

Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, foi hoje (16) eleito presidente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), sucedendo a Carlos Encarnação, que abandonou a liderança do município de Coimbra em dezembro.

À eleição do presidente do Conselho Regional do Centro a da sua Comissão Permanente´apresentou-se apenas a lista liderada por Álvaro Amaro, que obteve 45 votos favoráveis, 13 votos contra, cinco brancos e dois nulos. A escolha de uma nova Comissão Permanente foi suscitada pela demissão de Carlos Encarnação, que renunciou à presidência da câmara de Coimbra, em dezembro de 2010, alegando, designadamente, estar “farto de aturar o Governo”.

Além da entrada de Álvaro Amaro, para o lugar do também social democrata Carlos Encarnação, a Comissão Permanente do Conselho Regional do Centro passa a integrar José Brito, autarca de Pampilhosa da Serra, que ocupa a vaga aberta pela saída de Júlio Sarmento, presidente do município de Trancoso, também eleito pelo PSD.

Transitam da comissão anterior os restantes cinco elementos: os socialistas Afonso Abrantes (que se permanece como vice-presidente do órgão), Fernando Carvalho e João Ataíde, presidentes das câmaras de Mortágua, Lousã e Figueira da Foz, respetivamente, e os sociais democratas Irene Barata e António Lucas, autarcas de Vila de Rei e da Batalha.

“Espero que o Conselho, cumprindo as suas competências legais”, crie condições no sentido de contribuir para que “a Região Centro tenha uma voz cada vez mais forte e se afirme cada vez mais”, a nível nacional e no exterior, afirmou à Lusa, no final da reunião, Álvaro Amaro.

Órgão de natureza consultiva, o Conselho Regional é composto pelos presidentes dos 78 municípios que integram a CCDRC, dois representantes das freguesias e um de cada entidade com assento na comissão permanente de concertação social do Conselho Económico e Social. Fazem igualmente parte daquele órgão dois elementos indicados pelas universidades sediadas na região e um pelos institutos politécnicos, um representante da Associação Nacional das Regiões de Turismo e outro das organizações não governamentais do ambiente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.