Alunos do ensino superior de Coimbra vão fazer boicote às aulas

Spread the love

A Associação Académica de Coimbra (AAC) promove um boicote geral às aulas esta quinta-feira (24), Dia do Estudante, com piquetes à porta das faculdades e departamentos e uma concentração no Largo D. Dinis contra os cortes na ação social escolar.

De acordo com o presidente da direção-geral da AAC, Eduardo Melo, a iniciativa cumpre uma deliberação tomada em assembleia magna e é em protesto contra a política de ação social do Governo.

Na Escola Superior de Educação de Coimbra, que pertence ao Instituto Politécnico (IPC), haverá “um fecho parcial e simbólico”, disse o presidente da Associação de Estudantes (AE), João Morgado Piquetes sensibilizarão os alunos para as deficiências do sistema de bolsas e nas grades da escola será instalado um “muro da lamentações”, no qual os estudantes poderão registar as suas reclamações.

Na Escola Superior Agrária de Coimbra, também do IPC, está prevista a realização de uma campanha de sensibilização dos alunos para que “mostrem o seu descontentamento com a ação social escolar e os critérios pedagógicos” do estabelecimento, revelou Carlos do Nascimento, vice-presidente para a pedagogia da AE. Estará também disponível para os alunos da Escola Agrária um “caderno de queixas”, no qual poderão registar as suas reclamações, e que depois será enviado à direção da escola e à Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

No Instituto Superior de Engenharia, igualmente do Politécnico de Coimbra, está prevista a deslocação de uma delegação de estudantes à DGES, para apresentar uma queixa no livro de reclamações contra “algumas normas técnicas” do atual regulamento das bolsas de estudo, disse a presidente da AE, Carla Antunes.

Esta delegação vai assim juntar-se ao protesto de estudantes de todo o país, que se deslocarão a Lisboa para escreverem queixas no livro de reclamações da DGES.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.