Universidade de Coimbra disponibiliza biblioteca pessoal de Luís de Albuquerque

Spread the love

A biblioteca pessoal de Luís de Albuquerque, constituída por cerca de 4.600 volumes, está disponível desde hoje (9) na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), onde foi inaugurada uma sala com o nome do cientista.

Doada à BGUC, por “vontade do próprio”, a biblioteca do “engenheiro geógrafo, professor de Matemática e grande humanista”, falecido em 1992, está reunida numa única sala hoje inaugurada, batizada com o nome do doador.

Durante a sessão de abertura daquele espaço, no edifício da BGUC, a que presidiu o reitor da Universidade de Coimbra, a filha do homenageado, Helena de Albuquerque, entregou à Biblioteca Geral “parte restante do arquivo pessoal de Luís de Albuquerque, designadamente, a sua correspondência com o escritor Virgílio Ferreira”.

As bibliotecas pessoais doadas, de que esta é “um belo exemplo, exigem um tratamento técnico demorado”, sublinhou Carlos Fiolhais, diretor da BGUC, referindo que cerca de quatro mil dos cerca de 4.600 volumes do fundo de Luís Albuquerque já estão “tratados e catalogados”.

“Estamos, mais uma vez, gratos à Fundação Gulbenkian”, acrescentou Carlos Fiolhais, salientando que foi o apoio desta instituição que “permitiu inaugurar, na Sala que era de formação, um espaço dedicado a uma personalidade cuja riqueza se revela pela variedade e qualidade da sua biblioteca”.

Engenheiro geógrafo e professor de matemática, Luís de Albuquerque também foi historiador e, “também nesta área foi um cientista e um dos maiores vultos da história dos descobrimentos”, salientou, durante a mesma sessão, o reitor da Universidade da Coimbra, Fernando Seabra Santos.

Luís de Albuquerque foi “um grande humanista”, um “homem completo” e “um cientista completo”, disse Seabra Santos, considerando que, “felizmente, a Universidade de Coimbra tem muitas pessoas que marcam de uma forma viva a sua história”, mas “no século XX não teve muitas figuras como Luís de Albuquerque”.

Doutor em Matemática pela UC e Doutor ‘Honoris Causa’ pela Universidade de Lisboa, Luís de Albuquerque foi professor e diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), diretor da Biblioteca Geral e vice-reitor da Universidade de Coimbra, e o primeiro governador civil de Coimbra após o 25 de abril de 1974.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.