José Cortesão foi obrigado a retirar um dos painéis publicitários que detinha nas Carvalhosas. A obra do Metro Mondego assim obrigou. Em troca, a câmara decidiu ressarcir os prejuízos dos empresários com a disponibilização de alguns espaços para serem implantados os painéis. “Deram-nos à escolha alguns espaços”, referiu o empresário.
Na reunião para decidir a nova localização, José Cortesão foi ultrapassado na escolha que queria: um sítio na saída da Ponte Rainha Santa. Apesar de não ter concordado, o empresário acatou a decisão, tendo formulado o pedido para instalar o seu painel junto aos Bombeiros Sapadores.
Só que o pedido não foi aceite pela autarquia, com os serviços a invocarem a presença naquele local de uma estrutura pertencente à empresa municipal Turismo de Coimbra. Mais uma vez, a decisão foi acolhida, mesmo que não concordasse com ela.
O que José Cortesão não contava era que viesse a saber que a empresa municipal se preparava para fazer a permuta do painel publicitário com a empresa 3D LAB. Como “quem não se sente, não é filho de boa gente”, empresário encheu-se de brio e decidiu ir apresentar o seu protesto em relação a esta pretensão. E mais indignado ficou quando, em plena reunião do executivo, soube por parte do presidente da Comissão da Publicidade, Oliveira Alves, que a pretensão da empresa municipal teria, “em princípio”, acolhimento positivo por parte do município.
Na opinião do empresário, a Turismo de Coimbra “não pode fazer este tipo de negócios, pois está a beneficiar comercialmente uma empresa”.
A questão motivou uma acesa discussão entre a vereação. O socialista Carlos Cidade reconhece que a gestão dos espaços publicitários “não é fácil”, apesar de “ser mais fácil para uns do que para outros”. Como tal defendeu a realização de uma discussão “seríssima sobre esta matéria”. O presidente João Paulo Barbosa de Melo entende que é inaceitável “a suspeição de benefícios”, pedindo a entrega de um memorando “para perceber melhor a questão”.
Para evitar este tipo de conflitos, o vereador Luís Providência revelou que está a preparar a revisão do atual regulamento de publicidade, tornando-o um documento “simples e direto”. O DIÁRIO AS BEIRAS tentou falar com a administração da empresa municipal, mas tal não foi possível até à hora do fecho da edição.