Trapalhadas do sistema

Spread the love

Raul Castro

Presidente da Câmara Municipal de Leiria

Com um país em convulsão social, face à crise económica, que tal reflectirmos com a profundidade necessária na determinação das causas que levaram ao actual estado de coisas?

Nem serve nesta altura, apurar quem são os verdadeiros responsáveis da situação, porque aí já não há dúvidas, ou seja TODOS!

Será um incómodo para alguns, mas a verdade é que por inacção, omissão ou comodismo, acabamos por ser vítimas de um sistema, em que nada parece funcionar, e onde a auto-estima dos portugueses parece não constar do vocabulário nacional.

Ao contrário de muitos que sentem o peso da palavra RESPONSABILIDADE, alguns outros acham que quanto PIOR, melhor!

Afinal quem paga a factura são sempre os mesmos, ou não tem sido assim?

Imagine-se uma autarquia, onde as deliberações assentam na informação dos técnicos, que têm a formação adequada ao desempenho das respectivas funções (ou pelo menos assim se pensaria…) e que servem de suporte à decisão dos eleitos.

Se a decisão tomada em função dessa informação técnica vem a ser considerada irregular por qualquer entidade inspectiva, em termos de justiça como deve ser sancionada?

Será aplicando coimas pessoais aos eleitos que de boa fé deliberaram sobre uma informação de quem está habilitado para o efeito, ou aprofundar o problema e sancionar quem erradamente informou o executivo?

Será que ainda não foi percebido que os eleitos não devem ser entendidos como formados cumulativamente nas diferentes áreas de actividade de uma autarquia?

Será que não se entende a impossibilidade dos eleitos terem formação cumulativa em gestão, direito, economia, desporto, engenharia, arquitectura e tudo o mais?

Então para que servem os serviços técnicos das autarquias?

Pois não! Quem é sancionado é o coitado do autarca que arca sempre com a responsabilidade de outrens, suportando as coimas que sejam determinadas, por vontade e desejo de alguns políticos que impediram a aprovação de normas que corrigissem estas injustiças.

Digam lá se isto não é uma trapalhada do sistema?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.