Teatro das Beiras no palco em Coimbra

Spread the love

O Teatro das Beiras, companhia profissional da Covilhã, apresenta-se hoje (18) e amanhã (19), às 21H30, no Teatro da Cerca de São Bernardo, com o espetáculo “Ay, Carmela!”, um texto de José Sanchis Sinisterra, com encenação de Gil Salgueiro Nave. O espetáculo é apresentado no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora, uma parceria entre o Theatro Circo, o Teatro da Cerca de São Bernardo e o Teatro Garcia de Resende.

Estreado em 2010, no Auditório do Teatro das Beiras, na Covilhã, “Ay, Carmela!” tem sido apresentado numa intensa digressão nacional, que agora chega a Coimbra.

De acordo com uma nota da produção, trata-se de um dos mais representados textos da dramaturgia espanhola contemporânea. Partindo do título de uma canção popular entre os republicanos durante a guerra civil espanhola (época na qual se situa a ação do espetáculo), Sanchis Sinisterra apresenta dois artistas de variedades – Carmela e Paulino – que são aprisionados pelo Exército Nacional e obrigados a apresentar-se para entreter as tropas e os restantes prisioneiros.

Como sempre, em palco, a reflexão alarga-se e aborda questões fundamentais e, afinal, de todos os tempos: ameaçados de fuzilamento caso não acatem as ordens dos carcereiros, Carmela e Paulino são obrigados a testar os limites da sua dignidade, enquanto cidadãos e artistas. Resistir ou ceder? Pode a arte sobreviver à privação de liberdade? Como lidar com o medo, a raiva, a injustiça, a impotência e o instinto de sobrevivência de que é feita a nossa humanidade?

Mas há ainda outro propósito fundamental: chamar a atenção para a importância da memória.

A interpretação do espetáculo – destinado a um público a partir dos 16 anos – é de Fernando Landeira e Sónia Botelho. Os ingressos variam entre os seis e os 10 euros. As reservas devem fazer-se através do telefone 239 718 238.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.