Rádio Universidade de Coimbra garante alvará por mais 15 anos

Spread the love

Foto Patrícia Cruz Almeida

Foi a melhor notícia que a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) podia ter recebido num momento em que se prepara para comemorar 25 anos de emissões em FM. A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) renovou o alvará por mais 15 anos, mas para tal foi necessário mudar os estatutos da Associação Académica de Coimbra (AAC), detentora do alvará de emissão.

Em causa, recorde-se, estava o facto de a Lei de Rádio referir que a atividade de radiodifusão só pode ser prosseguida “por entidades que revistam a forma jurídica de pessoa colectiva e tenham por objeto principal o seu exercício”.

Ora, foi precisamente este artigo que chegou a colocar em causa a continuidade da RUC, já que “obrigava” a AAC a ter como principal objectivo, de entre as suas missões, a radiodifusão.

Problemas… só em 2026

Concluída a revisão estatutária, a entidade reguladora anunciou, “na semana passada, a renovação por mais 15 anos”, disse ontem José Santiago, presidente da RUC. “Problemas, a tê-los, só em 2026”, asseverou.

As comemorações do 25.º aniversário da Rádio Universidade de Coimbra começam já no próximo dia 28, com uma semana de emissão exterior no Largo D. Dinis, das 09H00 às 12H00, com os programas “Alvorada” e “Acorda Bamba”.

Emissão especial no dia 1 de março

No dia 1 de março (dia de aniversário da RUC) haverá uma emissão especial, das 09H00 às 22H00, com as novas e as antigas vozes que passaram pela emissora. O ponto alto das comemorações será, no entanto, a 4 de março, com um concerto integrado na XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Os “The Radio Dept” vão atuar, pela primeira vez em Portugal, pelas 21H30, no Teatro Académico de Gil Vicente .

Após a atuação da banda sueca, é tempo para uma “after-party” protagonizada pelos dj’s RUC e pelos fundadores da Soul Jazz Records. Para ver, a partir das 23H00, no jardins da AAC. A entrada é gratuita.

A festa continua a 6 de março, com a antestreia de “Um Quarto no Éter”, um documentário sobre a RUC, da autoria de Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda. O filme será exibido no encerramento da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, no Teatro de Cerca de São Bernardo, pelas 21H00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.