Passagem hidráulica dos Fornos vai a concurso na segunda-feira

Spread the love

DR

O constrangimento existente no escoamento do rio dos Fornos na antiga Estrada Nacional 1 tem os dias contados.

Na próxima segunda-feira, o executivo camarário deverá aprovar a abertura do concurso para a realização de uma nova passagem hidráulica que permitirá escoar oito vezes mais água do que a atual.

A solução encontrada, em conjunto com a empresa responsável pela intervenção que irá ser feita no IC2 pela Estradas de Portugal, foi a construção de uma estrutura em ponte com tabuleiro.

Os trabalhos previstos consistem na remoção da plataforma da estrada, execução dos movimentos de terra necessários para o restabelecimento da plataforma e o reperfilamento do leito do rio na área da intervenção e regularização de taludes daquela zona.

Segundo o vereador Paulo Leitão, a solução encontrada está “enquadrada e compatibilizada em termos hidráulicos e rodoviários” com a intervenção que irá ser realizada no IC2.

Caso não haja qualquer tipo de percalço, a intervenção estará pronta antes do próximo Inverno e permitirá resolver a questão das cheias na zona dos Fornos que têm causado imensos prejuízos na população daquela zona.

O único senão, de acordo com o autarca, é o facto da circulação automóvel, durante as obras, não ser permitida.

Desta forma, e durante quatro meses, os automobilistas serão obrigados a optar por circular pela zona da Espertina e interior da povoação dos Fornos (Trouxemil) ou pelas localidades de Vilela, Ponte de Vilela e Fornos (freguesia de Torre de Vilela).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.