A maior empresa familiar de distribuição grossista do distrito de Coimbra foi distinguida com o prémio PME Excelência 2010, atribuído pelo instituto público IAPMEI. Com o estatuto de Sociedade Anónima (SA) há uma década, a Pereira e Santos é, todavia, muito mais antiga, com uma história de 65 anos, desde que surgiu como pequena loja/armazém na rua das Padeiras, na Baixa de Coimbra.
Em 2010 apresentou um volume de negócios de 12 milhões de euros e não se fica por aqui, de acordo com a estratégia de crescimento que o administrador Manuel Teixeira gizou para o futuro. Reconhecendo que “vai sendo cada vez mais difícil crescer de ano para ano, até agora temos atingido essa meta”. Por isso não admira que tenha recebido o segundo prémio consecutivo PME Excelência, depois de ter obtido a Certificação de Qualidade, de acordo com as normas ISSO 9001/2008. O plano de investimentos a curto prazo aponta, com prioridade, a aposta na distribuição de bens a temperaturas controladas, na linha daquilo que já se faz nas instalações de cash&carry sediadas na Adémia, a norte de Coimbra.
Lojas e mercearias de bairro
Em 3.500 m2 de área coberta tem lugar diariamente toda a logística de carga e descarga dos diversos produtos em viaturas, com destino a mais de mil clientes. São essencialmente pequenas lojas de bairros, vilas e aldeias. “É o atendimento personalizado que nos distingue, com seis vendedores na rua, que conhecem pelo nome todos os clientes”, garante o empresário.
Aliás, mesmo registando um considerável movimento diário de retalhistas que se deslocam às instalações da Pereira e Santos, 70 por cento do volume de negócios é feito nas lojas dos clientes. O raio de cobertura ronda os 80 quilómetros, de Oliveira do Hospital, Seia e Santa Comba Dão até Mira, Figueira da Foz e Pombal.