Espreitar o mundo infantil de há 100 anos

Spread the love

É também para os mais pequenos que se faz uma parte importante do programa evocativo do centenário da República Portuguesa. Uma das formas mais apelativas – porque alia as novas tecnologias da informação à arte intemporal da animação – surge no projeto “Como era ser criança há 100 anos?”, uma iniciativa da República das Crianças, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Por lá – no sítio http://criancas.centenariorepublica.pt – o Quim e o Manecas, heróis de banda desenhada criados em 1915 por Stuart de Carvalhais, um dos mais admiráveis ilustradores portugueses, dão a conhecer com pormenores surpreendentes como era ser criança há 100 anos: como eram os brinquedos, por que livros se estudava, como se entretinham os mais novos…

E, claro, as surpresas não irão fazer-se esperar. Entre canções e brincadeiras de há 100 anos, tempo ainda para advinhas, histórias e lenga-lengas.

De acordo com informação da comissão nacional, o sítio pretende dar a conhecer como era ser criança no tempo da I República e mostra não só o ambiente nas escolas e os manuais de há 100 anos, como muitos outros aspetos da vida quotidiana.

Entre as inúmeras possibilidades, que se aconselham a todos, miúdos e graúdos, a cinemateca, com pequenos filmes do início do século XX, quando o cinema dava os primeiros passos, e ainda uma fonoteca, onde ser podem ouvir e conhecer as pautas das músicas da época. Mas também é possível saber como construir os brinquedos com que todos brincavam: o bufa-gatos, as gaitas, o pára-quedas e o carriço…

No quiosque é possível ler as revistas de há 100 anos (ABCzinho, PimPamPum, Gafanhoto e O Pintainho) e conhecer a BD (com destaque para Quim e Manecas de Stuart). Na biblioteca digital não faltam advinhas, lenga-lengas e histórias, muitas histórias para todos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.