Aposta no turismo ativo mesmo que o IVA não dê descanso

Posted by
Spread the love

Quando no início do ano o Orçamento do Estado determinou a subida do valor do IVA de seis para 23 por cento em alguns ramos de atividade, “praticamente só se falou dos ginásios e muito pouco dos efeitos que a decisão teve na animação turística”, constata Fernando Pinto, gerente da Go Outdoor.

A trabalhar há três anos e meio neste setor – desde que a empresa foi criada e se instalou no Mini Habitat de Penela – o empresário lamenta um aumento tão grande de IVA, com consequências diretas neste tipo de atividade. Os ginásios têm vindo a registar quebras de 20 por cento de faturação, mas nas empresas de turismo ativo ainda não é possível fazer as contas porque em época baixa há sempre poucos clientes.

A Go Outdoor espera um aumento de atividade a partir do final do mês de Fevereiro, como acontece todos os anos, quando as condições climatéricas começam a melhorar. Mesmo assim há programas organizados para todos os fins-de-semana, como por exemplo o passeio de BTT agendado para amanhã entre as Aldeias de Xisto, Gondramaz e Talasnal, ligando os concelhos de Mirando do Corvo e Lousã pela serra. São 13 quilómetros a pedalar com almoço no restaurante Ti Lena do Talasnal e transfer de regresso. Custa 40 euros. No domingo a proposta é um passeio pedestre em torno das Buracas do Casmilo, paisagem rara da serra de Sicó, com piquenique, por 30 euros.

Estratégia anti-crise

Fernando Pinto, acompanhado nesta aventura por Ana Quinta e Marise Silva diz que “o aumento do IVA faz-se refletir no custo das atividades para o consumidor final, mas mesmo assim não cobre a diferença”, explicando que “tivemos de criar uma solução que passa por um desconto de 25 por cento para grupos”. Sob a designação “escape com descontos”, a empresa propõe estas ofertas para grupos superiores a 20 pessoas, desde que a atividade se realize em dias da semana. Se for ao fim-de-semana, o desconto é de 20 por cento.

Kayak ou safaris fotográficos

O focus da Go Outdoor é no desporto, aventura e lazer ao ar livre, como as descidas de rio em kayak ou espeleologia, mas, atendendo à  “formação base em Engenharia do Ambiente” dos responsáveis do projeto, “temos consciência dos problemas ambientais que nos rodeiam, e como atuar para minimizar as suas consequências”, razão pela qual, são promovidos regularmente programas de iniciação científica em plantas aromáticas e medicinais e safaris fotográficos.

Fernando Pinto confessa que beneficia “da parceria estabelecida com as Aldeias do Xisto”, confirmando que o raio mais próximo de ação da Go Outdoor são os concelhos de Penela, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Miranda do Corvo, Lousã, Arganil e Pampilhosa da Serra, “aproveitando um território que conhecemos muito bem”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.