Angelica Liddell em cena no Teatro da Cerca

Spread the love

A dramaturga, atriz e encenadora Angelica Liddell está em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, nos dias 5 e 6 de fevereiro (sábado e domingo), no âmbito do ciclo “Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea” que A Escola da Noite organiza ao longo de todo o ano.

Como habitualmente neste ciclo, a convidada fará uma conferência sobre a sua obra (sábado, às 16H00) e assistirá a uma sessão de leituras de excertos de algumas das suas peças, pelo elenco d’A Escola da Noite (domingo, às 16H00). Ambas as sessões integram um período de debate com o público, constituindo uma excelente oportunidade para ficar a conhecer melhor o trabalho e o percurso artístico desta criadora.

Angelica Liddell (Figueres, Girona, 1966) é uma das mais originais e destacadas dramaturgas do teatro espanhol contemporâneo. Licenciada em Psicologia e Arte Dramática, é também produtora, atriz, encenadora e poetisa, com obras publicadas e estreadas em Espanha, em Portugal, na Alemanha e em vários países da América Latina. Recebeu, entre outros, o Prémio de Dramaturgia Inovadora Casa de América (2003), o Prémio SGAE de Teatro (2004), o Prémio Ojo Crítico Segundo Milénio (2005), o Prémio Notodo del Público (2007) e o Prémio Valle-Inclán (2008).

O público português tem tido acesso ao seu trabalho sobretudo através do Citemor – Festival de Montemor-o-Velho, no qual foi presença marcante nas edições de 2007, 2008 e 2009. Também dessa experiência e das residências artísticas que realizou em Montemor-o-Velho se falará ao longo destes dois dias.

As “Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea” – que contam com a colaboração do Instituto Cervantes e do Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – são um ciclo de conferências e leituras dedicadas a alguns dos principais nomes do teatro que atualmente se escreve e apresenta em Espanha. Iniciado em dezembro de 2010 com Paloma Pedrero e Virtudes Serrano, prosseguirá ao longo de 2011, acompanhando a criação artística d’A Escola da Noite. As sessões têm entrada livre.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.