Uma década a formar gente de teatro e cidadãos

Spread the love

Foto DB

Manuel Guerra e António Mercado. Não é possível falar do Curso de Teatro e Educação da ESEC sem começar por referir os dois professores, o primeiro português, com um passado de teatro, do TEUC ao Teatrão, passando pelo TAGV, o segundo brasileiro e um dos nomes da arte mais respeitados além mar. Manuel Guerra e António Mercado criaram o curso da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) em 2000 e, ambos, deixaram marcas profundas, uma espécie de “código genético”, de que ainda se fala e se faz sentir.

De então para cá e quando assinala a sua primeira década, o Curso de Teatro e Educação exibe com “orgulho”, como reconhece Clóvis Levi, o seu atual diretor, “a bela taxa de empregabilidade de 85 por cento dos seus ex-alunos”.

E, o facto, é que os seus ex-alunos se encontram um pouco por todo o país, de Trás-o-Montes ao Alentejo – veja-se os casos, de alguma forma paradigmáticos, até na forma e na “urgência” da intervenção que desenvolvem, de Tiago Pires e Luís Mouzinho (ver depoimentos) – a protagonizarem ou a colaborarem em projetos fundamentais para as respetivas comunidades.

E essa realidade resulta em grande medida da dimensão de cidadania, sempre lado a lado com a formação académica e o aprofundamento artístico que o curso definiu desde o seu início e manteve ao longo dos anos, como reconhece Clóvis Levi, numa opinião partilhada por Isabel Craveiro, antiga aluna, atriz e atual diretora artística d’O Teatrão, o grupo de teatro [fundado em 1994 por Manuel Guerra em conjunto com Deolindo Pessoa, entre outros nomes ligados à área] que tem mantido e continuará a manter com o curso da ESEC uma “forte relação de proximidade”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.