Metro Mondego deve ser concluído

Spread the love

Foto Gonçalo Manuel Martins

Os deputados da Assembleia Municipal de Coimbra exigiram ontem do Governo “o compromisso expresso e claro da execução” do Metro Mondego “em todas as suas componentes”. Na presença dos presidentes das câmaras e assembleias municipais de Miranda do Corvo e Lousã, os autarcas recomendam ainda ao Governo que considere “técnica e financeiramente viável a realização faseada e sucessiva do projeto, de acordo com o previamente decidido”.

Na proposta aprovada, os deputados de Coimbra defendem o faseamento da construção da Linha da Lousã em três anos – 2011 a 2013 – “distribuindo sucessivamente o investimento, ainda não em curso e que não está atualmente previsto ser financiado pelo QREN”. Para este ano, o valor é de 25 milhões de euros, “outros 25 milhões no segundo ano e 40 milhões no último ano”.

Esta distribuição, no documento subscrito por todos os deputados, leva a que a extensão da Linha à zonda da Baixa e até à estação de Coimbra-B “para o ano 2013-2015 e da Linha do Hospital para os anos de 2015 a 2017”.

Sensíveis às dificuldades financeiras do país, os subscritores do documento pretendem que o investimento nacional seja programado, “reforçando a comparticipação de 52 milhões prevista no QREN e que representa pouco mais de 10 por cento do projeto” e “considerar ainda possível uma receita adicional proveniente da libertação dos terrenos da Refer, junto à zona ribeirinha, calculada em cerca de 30 milhões”. De imediato, os deputados pretendem a adjudicação da empreitada de execução do troço entre as Carvalhosas e S. José e a “conclusão das demolições e início do processo de reconstrução” na Baixa.

Ao mesmo tempo, foi aprovada a presença dos deputados no próximo dia 19 de janeiro na Assembleia da República, a quem vão dar conhecimento atempado do documento.

De referir que, ontem, o deputado Serpa Oliva (CDS-PP) apresentou um projeto de resolução que recomenda ao Governo que determine uma nova calendarização para as obras do Sistema de Mobilidade do Mondego. Ao mesmo tempo, solicita a constituição de uma autoridade intermunicipal de transportes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.