Dragagens na Figueira estão a matar o berbigão e a dificultar a captura da lampreia

Posted by
Spread the love

Foto de Jot´ Alves

Pescadores artesanais da Figueira da Foz queixam-se que a reposição da quota portuária prejudica captura do berbigão e da lampreia.

Os pescadores artesanais amarrados no Portinho da Gala estão indignados com as dragagens que estão a ser realizadas na zona portuária.  Eles contestam a época escolhida para o desassoreamento, afirmando que prejudica a captura do berbigão e da lampreia.

“Esse serviço devia ser feito no verão, quando estamos praticamente parados, e não nesta altura, que mata o berbigão e dificulta a pesca da lampreia”, defende um mestre, sob anonimato.

Luís Cacho, presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz, explica que as dragagens em curso são inevitáveis, nesta época do ano. Os detritos e os sedimentos arrastados pela chuva  podiam paralisar a atividade portuária.

Por outro lado, a importação de lampreia francesa fez baixar o preço da sua congénere do Mondego, afirma o pescador Mário Pinto. “Neste momento, estão pagar-nos 30 euros por unidade. No ano passado, pagavam-nos entre 40 e 50 euros”, assevera o pescador. Registe-se que nos restaurantes a dose de lampreia vende-se por cerca de 20 euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.